SAMe
Reduz os sintomas clínicos da colestase intra-hepática

√Č uma mol√©cula natural encontrada em todos os organismos vivos. √Č de import√Ęncia vital num variado n√ļmero de rea√ß√Ķes bioqu√≠micas; atua como um precursor de compostos essenciais, como a ciste√≠na, taurina e glutationa. √Č produzida endogenamente a partir da metionina e da adenosina trifosfato (ATP) pela a√ß√£o de S-adenosilmetionina sintetase. SAMe √© um nutrac√™utico com a√ß√£o anti-inflamat√≥ria, antioxidante e de repara√ß√£o celular, e est√° envolvido em mais de 40 tipos de rea√ß√Ķes org√Ęnicas.
√Č capaz de regular a fluidez das membranas hep√°ticas por meio de metila√ß√£o de fosfolip√≠deos, al√©m de promover a s√≠ntese de compostos sulfurados nos processos de desintoxica√ß√£o. Tais rea√ß√Ķes s√£o necess√°rias para evitar mecanismos que induzem a colestase intra-hep√°tica.
A administração de SAMe reduz os sintomas clínicos da colestase intra-hepática, como por exemplo a icterícia.

Indica√ß√Ķes: Utilizado como suplemento diet√©tico em pacientes com hepatopatias. Auxilia na restaura√ß√£o das concentra√ß√Ķes hep√°ticas de GSH em animais com defici√™ncia. Tamb√©m √© utilizado para o tratamento de dist√ļrbio hep√°tico causado por intoxica√ß√£o por acetaminofeno (paracetamol) e outros medicamentos que causam hepatotoxicidade.
Devido ao efeito sobre a síntese de neurotransmissores, o SAMe é utilizado para melhorar a função cognitiva em cães. Em cães com mais de 8 anos, a administração de SAMe melhora os sinais de degeneração mental decorrente da idade. Também pode ser como adjuvante no tratamento de artrite em cães.

Rea√ß√Ķes adversas e efeitos colaterais: pode produzir dist√ļrbios g√°stricos transit√≥rios auto limitantes.

Intera√ß√Ķes medicamentosas: Pode haver rea√ß√Ķes entre SAMe e antidepressivos tric√≠clicos, embora o mecanismo de a√ß√£o seja desconhecido.

Posologia:
- Cães: 20mg/Kg/dia por via oral ou 90mg para cães de pequeno porte; 225mg para cães de médio porte e 425mg para raças gigantes.
- Gatos: 90mg/gato/dia por via oral para gatos com mais de 5Kg de peso corporal.

Administrar 30 minutos a 1 hora antes da alimentação.