Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
       
Conheça os ativos em destaque, lançamentos e informações.




√Ācido Ursodesoxic√≥lico
Complica√ß√Ķes associadas com c√°lculos biliares



O ácido ursodesoxicólico é um ácido biliar hidrofílico, anticolelítico e colerético. Assim como outros ácidos biliares, o ácido ursodesoxicólico pode atuar como colerético e aumentar o fluxo biliar. Além disso, inibe a síntese hepática de colesterol e promove a síntese de ácidos biliares, restabelecendo desta forma, o equilíbrio entre estes, através da passagem do colesterol do estado cristalino sólido ao de cristais componentes da bile, condição necessária para manter o colesterol em solução. A dissolução dos cálculos de colesterol já formados processa-se através da passagem do colesterol do estado cristalino sólido ao de cristais líquidos. O ácido ursodesoxicólico é utilizado em clínica para o tratamento de doenças das vias biliares, sendo indicado para aumentar a capacidade da bile em solubilizar o colesterol, transformando a bile litogênica em não litogênica, provocando a dissolução gradativa dos cálculos.

Indica√ß√Ķes: Coler√©tico, litol√≠tico e hepatoprotetor, especialmente indicado como adjuvante no tratamento de hepatites cr√īnicas.

Dosagem: C√£es: 2,5 ‚Äď 7,5mg/Kg/q 12h VO ou 10 ‚Äď 15mg/Kg/q 24h VO.

Gatos: 10-15mg/kg a cada 24h VO.

Contra-indica√ß√Ķes: Complica√ß√Ķes associadas com c√°lculos biliares (exemplo: obstru√ß√£o biliar, f√≠stulas biliares, colecistite, pancreatite, colangite).

Efeitos adversos: Em animais, pode causar diarréia.

Seguran√ßa: a seguran√ßa do √°cido ursodesoxic√≥lico foi investigada em gatos. Day et al. (1994) n√£o observaram rea√ß√Ķes adversas quando administrado a cinco gatos saud√°veis, na dose de 10mg/kg ao dia durante tr√™s meses. Em outro trabalho realizado por Nicholson et. al. (1996), com quatro gatos saud√°veis, a administra√ß√£o di√°ria de √°cido ursodesoxic√≥lico na dose de 15mg/kg durante oito semanas n√£o foi associada com o aparecimento de rea√ß√Ķes adversas, altera√ß√Ķes nos testes de fun√ß√£o hep√°tica ou altera√ß√Ķes nos resultados da bi√≥psia hep√°tica.
 
Documento sem título
 
 
 
 
 
 
   
 
   
Copyright © 2013 Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet